sexta-feira, junho 08, 2007

Air Guitar
Campeonato de 'guitarra imaginária' começa nos EUA
O campeonato americano de "guitarra imaginária" ("air guitar") foi lançado em Washington com a primeira das 14 etapas que vão escolher os finalistas da competição. Cada competidor teve 60 segundos para exibir suas habilidades, fazendo de conta que estavam "tocando guitarra" em uma música de sua escolha. O vencedor de cada etapa terá viagem e acomodação pagas para participar da final, que será realizada em agosto, em Nova York. O campeão americano receberá U$ 1.000 e irá representar os EUA no campeonato mundial de "guitarra imaginária" a ser disputado em Oulu, na Finlândia, em setembro. Aos concorrentes, não basta fazer de conta - da forma mais espalhafatosa possível - que se está tocando uma guitarra invisível. Os juizes dão notas seguindo critérios como "mérito técnico" (proximidade às notas originais), "presença de palco" e "airness", que é definido pelos organizadores como a capacidade da apresentação de "transcender da imitação de uma guitarra de verdade e virar uma forma de arte em si".


Já ouvi pessoas dizendo que essa prática de "air guitar" é babaquice, mas eu não acho.
Ok, não sei se chega a ser "uma forma de arte em si"... mas com certeza mistura interpretação dramática, dança e claro, música. O fato é que é um tipo de expressão muitíssimo divertida para quem pratica. Muito desestressante, eu diria. Total Fun!!
E além do mais, quem nunca pegou uma vassoura, ou uma régua T, ou qualquer outro cabo e fingiu que tocava guitarra?

PS: admito que minha performance de air guitar convence bem mais que a minha de real guitar... fazer o quê? nem todos tem o talento de um R3x...