quinta-feira, novembro 13, 2003

Melancolia artificial
Gotas de chuva no vidro do ônibus... nos phones, "Time After Time" da Cyndi Lauper... o dia frio e cinza... Melancolia?
Aí que está: não. Essa imagem mental pode até sugerir melancolia, tristeza, mas não é real. Hoje de manhã, deparando-me com a cena acima, pensei por um momento que estava me sentindo triste. Mas não estava. Essa tristeza foi na verdade "fabricada", graças a todos os filmes e canções de amor a que fui exposto durante a vida. Minha mente ficou condicionada a ativar a "tristeza", ou "nostalgia", ou "romantismo" diante de certos elementos. Como diria o Rob Gordon de "Alta Fidelidade": a maior violência a que estamos expostos não são os filmes de guerra, policiais ou de ação. São os romances, os filmes e as canções de amor. As pessoas acham que são inofensivos, mas vejam só o estrago que isso causou e causa ainda nos corações e mentes de tiozinhos da minha idade.