sexta-feira, agosto 01, 2003

Teoria do Gráfico de Geléia – a revisão
Há muito tempo escrevi sobre esta minha teoria. Lendo o antigo post novamente, cheguei a conclusão que pelo menos para mim, a geléia não está com o prazo de validade vencido. Mas o post está um pouco embolorado (mal escrito mesmo)...é que naquela época, nossos padrões de qualidade não eram assim tão rigorosos. Afinal, tínhamos apenas dois leitores: eu e o R3x...

Essa teoria nasceu em uma mesa de café da manhã, enquanto comia uma torrada com geléia de morango. Era pouca torrada para muita geléia, então a toalha de mesa acabou ficando um pouco mais doce...

Enquanto observava aquele ponto de geléia vermelha na toalha, que era estampada com umas linhas, tive essa iluminação (talvez causada pelo excesso de açúcar no sangue...). Imaginem o ponto zero de um gráfico apenas com o eixo “x”(para quem cabulou essa aula, é o horizontal...) Esse ponto zero é uma bolinha vermelha, sabor morango. A direita do zero estão os números positivos e a sua esquerda os negativos.

Pois bem, vamos atribuir aos eventos de nossas vidas notas positivas ou negativas segundo a relação estresse/prazer. Os números positivos são os ligados ao prazer ou coisas boas e os negativos aos eventos chatos. Isso vale para coisas importantes da vida e também para as bobinhas. Vamos começar com um exemplo bobinho: Colocar o lixo para fora. É chatinho, né? Não é o fim do mundo, mas se não precisasse ser feito, até que seria uma boa. Então vou dar nota –2 para esse evento. Agora, se por um milagre tecnológico qualquer, eu não precisasse mais fazer isso, eu não daria nota +2 para o evento. No máximo +1,5. E só nos primeiros dias, porque depois, tenderia a zero.

Outro exemplo, cursei pós-graduação por dois anos e meio. Era muito cansativo. Pilhas de livros técnicos para ler, muito trabalho para fazer, sem falar que era bem carinho. Nota: -7. Não via a hora de acabar. Mas acabou. Pensam que a minha vida virou um grande +7?? Nada disso, no máximo um +4 e como no outro exemplo, com o passar do tempo vai tendendo a zero. Por que isso acontece? Por que o negativo nos afeta muito mais que o positivo?

Se fizermos o caminho inverso, o resultado também é o mesmo. Querem ver? Peguem um evento positivo qualquer, por exemplo: o fato de ter muitas opções de restaurante para ir na hora do almoço. Nota: +2 tá de bom tamanho. Agora mude para uma situação sem opções. –5!!

Por que será que isso acontece? Seu Comment é muito bem-vindo.