quinta-feira, setembro 11, 2003

"O Cão Andaluz"
Quem já viu uma famosa cena desse filme já deve adivinhar do que eu estou falando... sim, eu fiz a cirurgia de miopia durante as minhas férias! E, assim como na citada cena, eu também entrei literalmente na faca.

O famoso e consagrado cirurgião que realizou em mim o procedimento, que doravante irei denominar carinhosamente de o "Carniceiro de Nuremberg", estava um tanto atrasado naquela fatídica tarde de 18 de agosto. Ele teve de interromper a série de "cirurgias-5 minutos" que realizava para atender um caso de emergência. Isso atrasou todas as próximas cirurgias em pelo menos duas horas. Ao retornar, vendo aquela imensa fila de ceguetas no corredor, não hesitou: "Eu vou limpar essa cambada é já!" e já foi puxando o primeiro da fila para a sala.

Exatos 75 segundos depois, ele saía tentando tapar a luz do corredor com as mãos. "Próximo!", gritaram lá de dentro.
Um outro rapaz entrou e saiu em 45 segundos, mas pelo que eu percebi, ele só fez um dos olhos. Aí entrou mais um... e mais um... e chegou a minha vez.
Quando entrei na sala, ainda pude ver o paciente anterior se levantando da mesa de cirurgia. Deitei-me e nenhuma palavra me foi dirigida. Eu sabia, por instruções prévias, que eu devia tentar me manter tranquilo e fitar um ponto vermelho de luz. Mas o ritmo foi tão frenético que eu sinceramente não tive tempo sequer para pensar. Mal me deitei, e mãos fortes pingaram uns colírios nos meus olhos e limparam o excesso com um papel de maneira bem indelicada. Feito isso, fui encapuzado e mal conseguia ver o tal do ponto vermelho. Logo, o Carniceiro de Nuremberg me aplicou um aparelho tipo "Laranja Mecânica" que mantinha o olho obrigatoriamente escancarado. Tudo em questão de segundos, como num pitstop de Fórmula 1. Tudo escureceu, senti uma pressão no olho direito. Depois a luz voltou. Pude ver a membrana da córnea sendo levantada. Uns barulhinhos e... "Foi!"
Mudaram o capuz de posição e prepararam o olho esquerdo. Botaram o "Laranja Mecânica", tudo escureceu, uma pressão no olho e... "Não ficou bom", disse o Carniceiro em voz baixa...

Meu sangue gelou. O pequeno corte ficara irregular e, por isso, impossibilitara a continuidade do procedimento.
Resultado: a vista do lado direito ficou boa, a do esquerdo ficou toda fragmentada durante um tempo... agora até que melhorou. Para terminar o procedimento no olho esquerdo, tenho que aguardar pelo menos 3 meses pela cicatrização do corte.
Tá. E enquanto isso? Enquanto isso, espera!