sexta-feira, dezembro 26, 2003

Ho! Ho! Ho! - III
Bem, como diz o eternamente jovem Alex-J, agora que sou um "adultão", fiz minha própria ceia de Natal na minha casa. Assim sendo, pela primeira vez, assamos em nosso próprio forno a nossa própria ave da Sadia com termômetro que avisa quando ficou pronto.
Acho que todo mundo deve ter uma história sobre esse tema prá contar. A maioria delas, frustrante com relação ao funcionamento do dispositivo.
Quando eu era criança, minha mãe viu a propaganda na tv e, como milhares de outras mães, comprou o peru Sadia com termômetro. Pouco tempo depois de ela ter colocado no forno aquele troço congelado, o termômetro pulou. Aí ficou aquela dúvida: "Já?". "Mas pulou mesmo ou essa é a posição normal? Não tem que saltar mais?". "Fez o barulhinho?" (Ah, tem esse detalhe também. No começo, na propaganda ouvia-se um sininho na hora que o termômetro pulava. Aí as pessoas ficavam esperando o barulhinho que, naturalmente, nunca vinha, mesmo que o peru já estivesse torradão. Tiveram que tirar o sininho da trilha sonora da propaganda.)
E então minha mãe tirou o peru do forno e deu uma olhadinha. Ele não estava assim com aquele super bronze da propaganda, mas também não estava mais pálido. Ela levou à mesa. Na hora de cortar, decepção total. Estava totalmente cru por dentro. Bem, fazer o quê, volta pro forno!
No final, tudo acabou bem, mas minha mãe mesmo nem conseguiu comer depois porque ela ficou enojada.
Dessa vez, na minha casa, a Cris já estava resignada a nem ligar pro tal do termômetro. Foi no olhômetro mesmo. Acontece, porém, que na embalagem dizia 1 hora e meia aproximadamente e levou quase 5 horas! E quer saber? O termômetro pulou na hora certa. Mais um milagre do Natal!