terça-feira, setembro 09, 2008

As aventuras de Johny X - Cap I

Desde muito cedo João Xavier da Costa resolveu mudar de nome. "Além de sem-graça, esse nome parece de algum personagem da história nacional ou então de João Ninguém...".

Na adolescência, alguns amigos começaram a chamá-lo de Johny, apelido que logo abraçou e incorporou.

_Parabéns, João. Bem-vindo ao clube Harley-Davidson. Sua moto será entregue em dez dias.

Ele não se incomodou em desembolsar mais de setenta mil reais pela moto. Ouvir seu nome "oficial" incomodava muito mais...

Na corretora de valores onde trabalhava, poucos sabiam seu verdadeiro nome. "Nome é uma coisa muito importante para que a gente delegue isto para outras pessoas, mesmo que sejam seus pais...". E ia além: "Deveria haver uma lei que determinasse que as pessoas a partir de uma certa idade, poderiam adotar um nome diferente daquele de batismo." A vaidade encontrava terreno amplo e fértil naquele paulistano de 35 anos, bem sucedido profissionalmente, solteiro ("liberdade é tudo") e regido pelo signo de Sagitário ("liberdade é tudo").

Morava em um apartamento modernoso - na verdade, um Loft - na região de Perdizes - perto das baladas da Vila Madalena e perto do seu time, o Palestra Itália. Naquele apê espaçoso para só uma pessoa, artigos caros eram fartamente encontrados: eletro-eletrônicos de última geração assinados pela dinamarquesa Bang & Olufsen, quadros de pintores da moda, sofás importados da Bélgica, tapetes iranianos. Qualquer um que entrasse naquele apartamento, saberia que ali vive alguém sofisticado. E que gostava de deixar isso bem claro.

Naquela segunda-feira, quando saiu de casa, gel no cabelo, gravata Hermè, rumo ao trabalho na Av. Faria Lima, pensou: "Esta é a última semana de perder tempo no trânsito. Mais alguns dias, eu pego a Harley e tudo vai ser diferente." E já contabilizava de que maneira aproveitaria o tempo extra.

Mas na vida, as coisas nem sempre caminham como planejamos. Muitas vezes, determinadas coisas simplesmente acontecem... E mudam tudo.

continua->