quinta-feira, agosto 16, 2007

Ashton, o homem sem medo

Nem sempre temos a oportunidade de saber como as lendas nascem, mas dessa vez, tive sorte de presenciar esse fato.

Nós estávamos jogando vôlei, em busca da nossa dose semanal de endorfina, quase sempre às terças-feiras, após o trabalho.

Apesar de jogarmos em quadra, ainda imperam as regras do tempo em que jogávamos no meio da rua, com rede feita de sacos de cebola. No street-volei, as regras são:

1 - A primeira não roda.
2 - Quem ganha, fica. Quem perde sai para a entrada do "próximo".
3 - Os sets são de 15 pontos.
Por fim, a mais polêmica das regras:
4 - Quem ganha a última, ganha todas.

Por isso, já próximo do final do horário, a disputa do derradeiro set era a mais acirrada de todas, mesmo com o meu time tendo vencido os 29 sets anteriores e permanecido em quadra durante quase 3 horas seguidas, graças à ajuda de dois grandalhões que apareceram por lá.

O Ashton estava jogando no time adversário e o set estava pau-a-pau, equilibradíssimo.

Nós estávamos vencendo por 13x12, a bola sobrou para Ashton, que atacou contra um paredão formado pelos grandalhões. A bola explodiu no bloqueio e saiu por poucos centímetros. O time comemorou como se fosse o ponto do jogo. Na torcida, alguns comentavam: "esse cara não afina, não..."

O time formou uma rodinha e um dos caras orientou:

- O bloqueio deles é alto... vamos com calma... vamos tentar colocar ao invés de bater...

Mas Ashton não se intimidou.

13x13. O time de Ashton saca, eu recepciono e a bola é levantada para o nosso melhor atacante. Ele salta e ataca com força, mas a bola pára no bloqueio de Ashton, sozinho, e volta direto para o chão da nossa quadra. A torcida vibrou: "ó u caaaara!!!!"...

Com o placar em 13x14, a bola é novamente levantada para Ashton na saída de rede. Um bloqueio duplo se armou e Ashton partiu em direção à bola... alguém do time dele ainda gritou: "não bate! não bate!". Mas Ashton não sentiu medo, seu cérebro agora trabalhava em ritmo acelerado e tudo em volta parecia estar em slow-motion... ele saltou e golpeou a bola com violência... e a bola explodiu no chão da quadra adversária... fim de jogo.

A torcida explodiu. Os gritos ensandecidos elegiam Ashton o herói da partida.

E assim nasceu a lenda de Ashton, o homem sem medo. Por gerações e gerações esta história irá inspirar a todos que lutam por uma causa.