segunda-feira, setembro 08, 2008

De novo, sobre o tempo - que passa até para a Turma da Mônica - II

Confesso que essa novidade não me chocou negativamente, até porque as histórias da Turma da Mônica pequenininha continuam, trata-se apenas de um produto a mais na prateleira.

O que me decepciona bem mais é o jeitão que andam as histórias da Mônica atualmente. A linguagem mudou muito e a busca incessante do sr. Maurício de se aproximar dos mangás descaracteriza o que (prá mim) é a grande marca desses personagens: os olhos grandes.

Em algumas expressões de susto ou raiva, agora aparecem aqueles olhos esbugalhados feitos de uma bolinha preta dentro de um ovo branco, uma coisa muito primária comparada ao estilo original.

Isso, aliado ao novo estilo de texto, me incomoda deveras e tira muito do prazer de folhear uma revista novinha, recém-tirada da banca.

Pode ser só uma questão de saudosismo de um tiozinho que lia Turma da Mônica nos anos 70?... Sim, pode. Mesmo assim não deixo de me preocupar, já que tá chegando a vez dos meus filhos lerem essas histórias.