segunda-feira, setembro 15, 2003

"O Cão Andaluz" - II
Devido a toda polêmica gerada pelo episódio anterior, achei que caberia aqui uma pequena biografia não-autorizada do "Carniceiro de Nuremberg", o médico oftalmologista que me operou "dois-palito" durante as minhas férias. Aí vai...

"O jovem CL demonstrava grande inclinação para a medicina desde muito cedo. Aos 3 anos de idade, já gostava de dissecar pequenos insetos em seu quintal. Judeu nascido na Alemanha, CL passaria pelos horrores do Holocausto de maneira bastante peculiar...
Ao formar-se em medicina em Frankfurt, CL especializou-se em oftalmologia, mas jamais abandonou as pesquisas na área genética.
Certa vez, recebeu em sua casa um agente da Gestapo, que solicitou seus serviços no Hospital Militar de Hamburgo. Lá, ele recebeu a proposta de poder continuar com suas experiências, podendo realizá-las livremente em prisioneiros judeus. Sem escrúpulos e com total frieza, aceitou sem pensar duas vezes. Graças a essa oportunidade, poderia realizar a tão sonhada experiência de injetar corantes na íris para alterar a sua tonalidade.
Passados alguns anos, seguiu como o médico-chefe para o campo de concentração de Aushwitz, onde testou seus métodos em mais de 12.000 prisioneiros. Não conseguiu, no entanto, sucesso no método para tentar a cura da miopia. Seu método consistia em inserir uma navalha perpendicularmente ao globo ocular até a metade do seu diâmetro. A miopia e outros desvios desapareciam por completo, bem como a visão do paciente.
Após o término da guerra, já sob a alcunha de "Carniceiro de Nuremberg", CL refugiou-se - vejam vocês como são as coisas(!) - no Brasil. Instalou um consultório de oftalmologia em São Paulo e virou um médico de celebridades."